Eu não sei se é assim para você, mas para mim a Copa vai muito além de um simples jogo de futebol.
Minha relação com o futebol vem de cedo. Meu pai sempre deixou claro o amor pelo time do coração: o Corinthians. Toda quarta-feira era dia de jogo em casa, e todo domingo, depois do almoço, a TV lá ao fundo narrava as partidas.
Época de Copa do Mundo sempre foi um enorme evento para a Gabi criança. Era mágico ver as ruas tomadas de bandeirinhas penduradas, rabiolas verde e amarelo, o chão pintado com bandeiras de várias nacionalidades. Lembro que eu e minhas amigas do fundamental adorávamos deitar no meio dessas pinturas para tirar fotos com uma Sony Cyber-shot. Uma pena ter perdido todas essas imagens.
Os dias de jogo eram um acontecimento em casa. Quando o Brasil jogava, eu sabia que minha mãe, meu pai e minha avó chegariam mais cedo do trabalho para assistir à partida juntos. Por falar em casa, a nossa ficava perfumada com cheiro de torta de presunto e queijo, pipoca e bolo. Adorávamos nos vestir de verde e amarelo, peruca, vuvuzela, som alto, risadas — todo mundo reunido na sala para ver o Brasil jogar.
É. Hoje olho para tudo isso e, apesar de não ser fanática por futebol, posso afirmar o quanto ele é importante na construção da minha história, das minhas lembranças. Aos 34 anos, olho para trás e me recordo, com muito amor e nostalgia, de todos os momentos felizes que as Copas me proporcionaram.
E é aqui que bate uma pontinha de tristeza. De toda essa fase tão marcante, eu não tenho nenhuma foto, nem impressa, nem digitalizada. As imagens da Sony Cyber-shot se perderam, e o que restou foram só as lembranças guardadas na memória. Hoje eu daria muito valor para abrir um álbum e reviver aqueles dias: a casa cheia, o verde e amarelo, todo mundo reunido na frente da TV. Foi aí que entendi, de verdade, o quanto registrar os momentos importa. A memória é linda, mas ela desbota. A foto fica.
E foi pensando exatamente nisso que criei o Copa Week: um especial com ensaio fotográfico de tema Copa do Mundo. A ideia é eternizar essa emoção que tantos de nós sentimos aquele clima de festa, de torcida, de Brasil em imagens que você vai poder guardar para sempre. Para que, daqui a alguns anos, você possa olhar para trás como eu olho hoje, mas com as fotos na mão.


